O QUE É AYAHUASCA

..........

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A MEDICINA DO RAPÉ


O rapé é usado como consagração no trabalho, para desabafar, relaxar, esfriar a memória. Ele pode ser usado a qualquer hora e tira o enfado físico mental e espiritual, quando nasce um novo pensamento, uma idéia nova. 

Dentro da tradição indígena , não se "aspira" o rapé.  Ele é sempre "soprado" por outra pessoa ou por quem vai tomar o rapé. Soprado para dentro das narinas através de um instrumento tipo um bambu oco, o Tipí, e aplicado por um pajé ou por outra pessoa e provoca uma forte reação nos mais inexperientes. Seu efeito é rapido e após isso sente-se um grande bem estar e disposição, fora a limpeza das vias aéreas, que ele proporciona. Além de estimulante, o rapé também faz baixar a pressão.

O rapé também é usado para caçar e para tirar a "panema" (preguiça) e na hora da cerimônia do nixi pae (ayahuasca), as duas energias se unem e o nixi pae vem com mais luz, mais perfeito, mais profundo.

A pessoa que aplica deve saber o que faz, pois tanto o modo como ele pega o pó da mão com o tipi, a maneira que assopra, e o que pensa quando assopra, influenciam positivamente, ou negativamente o trabalho. Ou seja, o mesmo rapé aplicado por duas pessoas diferentes certamente não será o mesmo rapé e, assim, o efeito também não será o mesmo. Também pode ser aplicado pela própria pessoa com um auto aplicador, um tipi bem curto, denominado Kuripe. Ele é bem curto, e cabe no espaço entre a boca e o nariz, e é pessoal.
O Rapé é uma Medicina Sagrada, e muitos são os seus benefícios, curas variadas, Físicas, Emocionais, Mentais e Espirituais, é um Espírito poderoso que vem da Floresta e deve ser tratado como tal, seu uso indevido pode reverter as Bendições em Maldiçoes, por esta razão não se “Toma” Rapé a toda hora, somente dentro do contexto Cerimonial, de pessoa qualificada, e se deve ter em mente um propósito bem definido, pois Rapé é coisa Séria.

O Rapé é feito basicamente da do Tabaco, lembrando que o Tabaco pode causar dependência.
No caso do Rapé, a nicotina é absorvida pelo organismo na forma In-Natura, diferentemente do cigarro, por exemplo, onde há a combustão e consequente liberação de um numero maior de substâncias nocivas, mas isto não isenta o Rapé , seu uso desmesurado, de forma recreativa, aleatória, pode sim, causar doenças respiratórias como renites, sinusites e muitos outros males decorrentes transformando seu usuário em um dependente quimico. Ja no uso medicinal, em cerimônias, ao contrário, ele auxilia na cura de tais doenças.

Outras plantas, como a casaca do pau pereira, murici, cacau do mato, canela de veio, e muitas outras, são levadas ao fogo, junto com o tabaco, moídas e peneiradas diversas vezes até ficar em pó sendo que cada uma delas tem sua medicina especifica.

Toda medicina deve ser usada com responsabilidade e respeito.

@espacoxamaluzdelsol
Ayahuasca/Mogi das Cruzes/SP
WhatsApp 11-977642068